sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Projetos de Trabalho

Ao se pensar em desenvolvimento de Projetos de Trabalho, alguns momentos devem ser considerados:


Pedagogia de Projetos
Projetos de Trabalho
- Planejamento -

O Projeto deve ter um início e um fim de conhecimento de todos

O planejamento do projeto deve ser elaborado tendo-se o conhecimento dos momentos necessários em um Projeto de Trabalho. Ele deve considerar a quantidade de pessoas envolvidas e os recursos disponíveis como computadores, livros, revistas, jornais e outros, que podem variar de acordo com as particularidades de cada tema. Como todo o grupo participará da execução das tarefas, é importante que a elaboração do planejamento seja realizada coletivamente pelos participantes.



É importante elaborar, a partir do planejamento, um cronograma que contenha as fases a serem executadas e suas respectivas datas de realização e o tempo necessário para sua execução.  


 
Pedagogia de Projetos
Projetos de Trabalho
- Escolha do Tema -

 Definição dos temas dos Projetos de Trabalho

Quando se pensa em Projetos de Trabalho, uma das questões que se coloca é como se dá o surgimento dos temas. O importante não é discutir se os temas dos Projetos serão apresentados pelo educador ou pelos educandos, ou por um educando. O importante é que ele seja de interesse de todos os que nele estarão trabalhando, o que implica na possibilidade de haver vários temas de Projetos dentro de um mesmo grupo.


Outra questão que se coloca é em relação a quantos temas deverão ser trabalhados numa mesma turma. Nesse aspecto, pode-se trabalhar com um único tema para todos os educandos, ou um único tema onde cada equipe trabalha com uma particularidade, ou ainda diversos temas. Tudo dependerá das possibilidades do educador e da heterogeneidade do grupo, considerando seus interesses e características.

A identificação do tema pode ser feita por meio de dinâmicas de grupo
Para levantar com o grupo o tema a ser investigado, é necessário descobrir coletivamente o que é interessante pesquisar, construir, aprender. É o momento do educador desafiar o grupo propondo questões relevantes e cuja busca por respostas seja por meio de situações que possam gerar aprendizagem.


A princípio, qualquer tema pode ser trabalhado por meio de Projetos. Porém, sendo o eixo principal de todas as ações a Cidadania e a Informática, é interessante que o tema contribua para essa discussão e ofereça condições para o desenvolvimento da Cidadania, assim como a aquisição de habilidades na área de Informática. Nesse sentido, a informática deve ser vista como um instrumento que facilita a resolução de problemas e a execução de determinadas tarefas, mas não como um fim em si mesma.



Pedagogia de Projetos
Projetos de Trabalho
- Problematização -


Respeito à individualidade e à coletividade

Nesse momento, os educandos irão expressar suas idéias, crenças, conhecimentos e questões sobre o tema escolhido. Ao educador caberá estar sempre atento às experiências que eles trazem e às suas histórias de vida, promovendo o respeito às suas vivências e aos seus saberes revelados no local de aprendizagem.



Muitas vezes, esses saberes se baseiam num senso comum, porém é a partir deles que a mediação e intervenção do educador se efetuará.

Aproveitar a experiência social dos educandos para discutir aspectos da realidade é possibilitar o confronto entre as suas próprias visões de mundo com outras visões de mundo, efetuar trocas de experiências entre o grupo, fazer análises de suas concepções sob outros pontos de vista, provocando, assim, o questionamento de suas próprias idéias e atitudes. É uma maneira de desafiá-los a atuarem como sujeitos ativos de sua aprendizagem.  

Pedagogia de Projetos
Projetos de Trabalho
- Pesquisa, Sistematização e Produção -

Esse é o momento do grupo desenvolver as questões levantadas na fase de problematização. 

Testar, comprovar e confrontar idéias, crenças e conhecimentos faz parte do aprendizado

Nessa fase é fundamental a atuação do educador no acompanhamento do desenvolvimento do trabalho de tal forma que suas intervenções levem os educandos a confrontar suas idéias, crenças e conhecimentos com outras visões de mundo, analisando-as e relacionando-as a novos elementos.

As intervenções do educador

As intervenções do educador são no sentido de criar propostas de trabalho para além das paredes da Instituição, integrando o uso de bibliotecas, jornais, revistas, Internet, entrevistas com pessoas da comunidade e a vinda de pessoas de outros lugares para trocar idéias e experiências sobre o tema em questão. Isto é, trazer para dentro da sala outras leituras de mundo, possibilitando um outro olhar sobre a realidade, um olhar mais reflexivo, que entende o mundo como um processo em constante transformação e que é necessário compreendê-lo para poder sobre ele atuar.

A diversidade de visões enriquece as discussões

O educador contribui trazendo diferentes fontes de informações, mas é fundamental que os educandos também colaborem. A diversidade de visões traz maior riqueza às discussões e o seu confronto favorece o exercício da autonomia e da responsabilidade do educando sobre sua própria aprendizagem.

A sistematização das informações auxilia educador e educando a responderem às questões iniciais e às novas questões que surgirem no processo da pesquisa sobre o tema.
É importante que seja feita a relação entre o tema que está sendo pesquisado e um contexto sócio-político maior, de forma que as informações encontradas sejam analisadas considerando-se não só as condições locais da comunidade, como também aspectos políticos, econômicos e culturais que envolvem a cidade, o país e até mesmo o mundo. Além disso é interessante que todo esse trabalho de estudo e pesquisa se reflita em mudanças de atitudes do educador e dos educandos em relação ao tema estudado e também em ações na comunidade onde a escola parceira do CDI está inserida.
Nesse processo de pesquisa, sistematização e produção, as idéias, crenças e conhecimentos iniciais vão sendo superados ou transformados e novos conhecimentos vão sendo construídos. A informática, neste contexto, contribui como um instrumento que viabiliza a sistematização dos Projetos de Trabalho.

Pedagogia de Projetos
Projetos de Trabalho
- Divulgação -
 

 A socialização do conhecimento entre os participantes do Projeto e com a comunidade

Viabilizar a divulgação dos resultados dos Projetos de Trabalho tem como objetivo socializar o conhecimento produzido pelo grupo.
As discussões, as pesquisas e os resultados obtidos não devem ser limitados ao espaço da Instituição, pois consideramos a interação com a Comunidade importante não só por levar as reflexões para além do grupo que participa do Projeto mas, principalmente, porque é na comunidade que encontramos condições reais sobre as quais as discussões são realizadas.
Outro fator importante na divulgação dos resultados é que, ao fazê-la, damos concretude e sentido às produções do grupo, promovendo a auto-estima das pessoas e dando um significado maior às suas produções.
 
Diferentes formas de divulgação 

Existem várias formas de se divulgar os resultados dos Projetos de Trabalho: confecção e distribuição de um boletim informativo, elaboração de cartazes para serem fixados no espaço da sala de aula, na Instituição e nos espaços públicos da Comunidade, elaboração de cartas às autoridades, produção de cartões comemorativos que podem reverter em renda para o grupo que os confeccionou etc.. As possibilidades de divulgação são inúmeras e estão relacionadas à natureza do Projeto de Trabalho desenvolvido.

Pedagogia de Projetos
Projetos de Trabalho
- Avaliação -


Avaliação de todos os envolvidos no processo

A avaliação da ação pedagógica deve contar com a participação de todos os envolvidos: a instituição, a administração, a coordenação, a supervisão, o educador e o educando, tendo sempre um olhar direcionado aos objetivos propostos por cada um e aos papéis desempenhados. 

Avaliação da instituição 

A instituição deve ser avaliada tendo-se como foco principal as suas finalidades sócio-políticas. Quais são essas finalidades; como elas aparecem na sua proposta político-pedagógica e na sua prática social; como a instituição interage com a comunidade; qual a importância, para a comunidade, de existir essa instituição nesse lugar; como é a gestão da instituição, sua hierarquia, organização e participação de educadores, educandos e comunidade na tomada de decisões; qual a importância dada à formação dos educadores; como são as condições físicas e materiais que a instituição oferece. Esses são alguns questionamentos que devem ser considerados nessa avaliação. 


O educador envolvido no processo de reflexão sobre a sua prática  

O educador, ao acompanhar o desenvolvimento do Projeto, pode não só avaliar sua atuação, como também ser avaliado pelos educandos. Uma sugestão para o educador realizar sua auto-avaliação é que ele mantenha um diário de campo, anotando, no término da aula, todos os aspectos relevantes trabalhados no Projeto. As anotações devem levar em consideração os objetivos inicialmente propostos para a aula, confrontando-os com as atividades realizadas, as dificuldades encontradas, o diálogo com os educandos e entre os educandos, ou seja, tudo o que o educador considere importante para ser discutido com os educandos e mesmo com outros educadores.

Esse registro deve ocorrer em todos os encontros pois, por meio dele, o educador pode refletir criticamente sobre sua prática e, conseqüentemente, intervir para sua melhoria. 

Avaliação do educando: contempla o processo, o produto e as ações comunitárias

Em relação à avaliação do educando pelo educador, esta não deve ser utilizada como um instrumento de seleção e exclusão: deve ocorrer durante todo o processo e servir como parâmetro para o planejamento e replanejamento das atividades, tendo em vista o desenvolvimento da capacidade do educando de apropriar-se do conhecimento, levando em conta não apenas os resultados das tarefas (produtos), mas também o que ocorreu no caminho (processo). Uma das formas de viabilizar isso é sugirindo aos educandos que organizem uma pasta com todos os trabalhos que estão sendo realizados.

Observar mudanças de atitude durante o desenvolvimento dos Projetos e seus reflexos na comunidade também é um importante aspecto da avaliação.


Ao valorizar não apenas o produto do seu trabalho na sala, mas também toda a sua atuação no processo de construção de conhecimento e nas suas propostas de intervenção na comunidade, os educandos passam a ser co-responsáveis pela sua aprendizagem, pela sua reflexão sobre cidadania e pelas suas ações enquanto cidadãos.

Porém, a avaliação do educando não necessariamente tem de ser feita só pelo educador, o próprio educando pode se auto-avaliar considerando sua atuação e desenvolvimento no processo educativo.

O erro como um elemento
Quanto ao erro, este assume um outro significado que não o de motivo para punição. Ou seja, possibilita que educador e educandos, a partir da reflexão sobre os erros, transformem-os em uma situação de aprendizagem e num  parâmetro para definir novas intervenções do educador.