Pedagogia de Projetos
Temas de Projetos
Para cada ferramenta computacional elegemos uma questão desencadeadora que se desdobra em um eixo temático principal e outro complementar.
O eixo temático principal detalha
todas as fases de desenvolvimento de projetos e dá algumas sugestões
sobre a abordagem da ferramenta computacional. Já no eixo temático complementar,
detalhamos apenas as fases de desenvolvimento de projetos, entendendo
que os educandos já estão familiarizados com o uso da ferramenta
computacional e que agora estarão aplicando seus conhecimentos, tirando
dúvidas, revendo conceitos. O papel do educando, nesse segundo momento, é
de organizar o grupo em torno das discussões propostas e as novas que
surgirem e auxiliar os educandos a desenvolverem seus trabalhos.
Os eixos temáticos têm em comum a reflexão sobre Cidadania, partindo da percepção do homem como cidadão até sua inserção no contexto global. É a partir de uma discussão em torno da questão desencadeadora e do eixo temático que surgirão os temas que cada grupo irá definir e desenvolver dentro de seus Projetos de Trabalho.
Ferramenta Computacional
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Questão desencadeadora
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Eixo Temático
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Cidadania
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Principal
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Uma leitura do mundo
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Principal
Complementar
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O Homem e suas relações econômicas
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Principal
Complementar
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O Homem e suas relações culturais
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Principal
Complementar
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O Homem e suas relações de trabalho
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Principal
Complementar
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O Homem nos espaços da Comunidade
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Principal
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O Homem e a Comunidade no espaço global
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Principal
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Pedagogia de Projetos
Conclusão
Apesar
de definidos os momentos de desenvolvimento de um Projeto de Trabalho,
eles têm de ser considerados como parte de um processo contínuo, sujeito
a mudanças e recontextualizações de acordo com as necessidades que
surgem no grupo durante a sua execução: jamais poderão ser reduzidos a
uma lista de objetivos e etapas estanques a serem seguidas passo a
passo. O planejamento deve ser suficientemente flexível para incorporar
as modificações que se façam necessárias no decorrer de seu
desenvolvimento.
Por
trás do Trabalho com Projetos existe uma postura pedagógica que reflete
uma concepção de conhecimento como produção coletiva, onde a
experiência vivida e a produção cultural sistematizada se entrelaçam,
dando significado à aprendizagem.
Os
conteúdos, as habilidades, a criatividade, por serem trabalhados em um
contexto que dá a eles significado, são construídos de forma que os
educandos não os vêem como compartimentos fechados do conhecimento,
utilizáveis apenas na situação discutida em sala de aula. Ao contrário,
essa metodologia possibilita aos educandos estabelecer relações em
outras situações a partir do conhecimento apreendido, habilidade
extremamente necessária e valorizada na sociedade atual.
AFONSO, Almerindo Janela. Sociologia da Educação Não-Escolar: Reactualizar um objeto ou construir uma nova problemática? In: ESTEVES, A. J. e STOER, S.R. (orgs.) A Sociologia na Escola. Porto: Biblioteca das Ciências Humanas, 1992.
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GOHN, Maria da Glória. Educação Não-Formal e Cultura Política: Impactos sobre o Associativismo do Terceiro Setor. São Paulo: Cortez, 1999.
HERNÁNDEZ, Fernando & VENTURA, Montserrat. A Organização de Currículo por Projetos de Trabalho. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
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Bibliografia Complementar
Cidadania e Trabalho:
CHINELLI, Filippina. O projeto pedagógico das escolas de samba e o acesso à cidadania – o caso da Mangueira. Cadernos Cedes, n. 33, p.43-74, 1993.
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Educação, Currículo e Sociedade:
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GIROUX,
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Pedagogia
de Projetos:
HERNÁNDEZ,
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LEITE,
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LEITE,
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ALMEIDA
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Ferramentas
Computacionais:
CYCLADES. Guia Internet de Conectividade,
2º edição, São Paulo (SP): 1996.
GONICK, L. Introdução Ilustrada à Computação.
São Paulo, SP: 1984, Editora Harper & Row do Brasil Ltda.
SuperLogo (manual). SuperLogo para Windows
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VALENTE, J. A. (coord.). FREIRE, F. M. P.;
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VALENTE, J. A. (coord.). ROPOLI, E. (org.) Oficinas
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/ CUT Central Única dos Trabalhadores. Programa Integrar. São Paulo, SP: 1999.
VALENTE, J. A. (coord.). SIDERICOUDES, O. (org.).
Aplicativos e Utilitários no Contexto Educacional. Vols. I , II e IV.
Núcleo de Informática Aplicada à Educação – NIED/UNICAMP. Campinas, SP: 1999.
Revista INFORMÁTICA EXAME
Jornal FOLHA DE SÃO PAULO
PÁGINAS NA INTERNET:
www.cdi.org.br
www.nied.unicamp.br
www.aisa.com.br
www.ccuec.unicamp.br
www.compaq.com
www.intel.com.br
www.cepain.com.br
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Material desenvolvido
pelo NIED - Núcleo de Informática
Aplicada à Educação da UNICAMP
Universidade Estadual de Campinas