sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Temas de Projetos

Pedagogia de Projetos
Temas de Projetos

Para cada ferramenta computacional elegemos uma questão desencadeadora que se desdobra em um eixo temático principal e outro complementar.



O eixo temático principal detalha todas as fases de desenvolvimento de projetos e dá algumas sugestões sobre a abordagem da ferramenta computacional. Já no eixo temático complementar, detalhamos apenas as fases de desenvolvimento de projetos, entendendo que os educandos já estão familiarizados com o uso da ferramenta computacional e que agora estarão aplicando seus conhecimentos, tirando dúvidas, revendo conceitos. O papel do educando, nesse segundo momento, é de organizar o grupo em torno das discussões propostas e as novas que surgirem e auxiliar os educandos a desenvolverem seus trabalhos.



Os eixos temáticos têm em comum a reflexão sobre Cidadania, partindo da percepção do homem como cidadão até sua inserção no contexto global. É a partir de uma discussão em torno da questão desencadeadora e do eixo temático que surgirão os temas que cada grupo irá definir e desenvolver dentro de seus Projetos de Trabalho.
Ferramenta Computacional
Questão desencadeadora
Eixo Temático
Cidadania
Principal
Uma leitura do mundo
Principal

Complementar
O Homem e suas relações econômicas
Principal

Complementar
O Homem e suas relações culturais
Principal
Complementar
O Homem e suas relações de trabalho
Principal
Complementar
O Homem nos espaços da Comunidade
Principal
O Homem e a Comunidade no espaço global
Principal

 

Pedagogia de Projetos
Conclusão

Apesar de definidos os momentos de desenvolvimento de um Projeto de Trabalho, eles têm de ser considerados como parte de um processo contínuo, sujeito a mudanças e recontextualizações de acordo com as necessidades que surgem no grupo durante a sua execução: jamais poderão ser reduzidos a uma lista de objetivos e etapas estanques a serem seguidas passo a passo. O planejamento deve ser suficientemente flexível para incorporar as modificações que se façam necessárias no decorrer de seu desenvolvimento.




Por trás do Trabalho com Projetos existe uma postura pedagógica que reflete uma concepção de conhecimento como produção coletiva, onde a experiência vivida e a produção cultural sistematizada se entrelaçam, dando significado à aprendizagem.




Os conteúdos, as habilidades, a criatividade, por serem trabalhados em um contexto que dá a eles significado, são construídos de forma que os educandos não os vêem como compartimentos fechados do conhecimento, utilizáveis apenas na situação discutida em sala de aula. Ao contrário, essa metodologia possibilita aos educandos estabelecer relações em outras situações a partir do conhecimento apreendido, habilidade extremamente necessária e valorizada na sociedade atual.

Referência Bibliográfica

AFONSO, Almerindo Janela. Sociologia da Educação Não-Escolar: Reactualizar um objeto ou construir uma nova problemática? In: ESTEVES, A. J. e STOER, S.R. (orgs.) A Sociologia na Escola. Porto: Biblioteca das Ciências Humanas, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo (SP): Paz e Terra, 1996.


FREIRE, Paulo. "A constituição de uma nova cultura política". Villas-Boas, R. e Telles, D. S. Poder Local, Participação Popular, Construção da Cidadania. São Paulo (SP), Instituto Cajamar, Instituto Pólis, FASE e IBASE, 1995.

GOHN, Maria da Glória. Educação Não-Formal e Cultura  Política: Impactos sobre o Associativismo do Terceiro Setor. São Paulo: Cortez, 1999.

HERNÁNDEZ, Fernando & VENTURA, Montserrat. A Organização de Currículo por Projetos de Trabalho. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998. 

KAUCHAKJE, Samira. Igualdade e Diferença: Falso dilema no campo dos direitos. In: QUEVEDO, Antonio A. F. et all. Mobilidade de Comunicação: Desafio à Tecnologia e à Inclusão Social. Campinas, SP: Unicamp, 1999.

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MARSHALL, T. H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1967.

SEVERINO, Antônio Joaquim. A escola e a construção da cidadania. In: SEVERINO, A.J.; MARTINS, J. S.; ZALUAR,A. et all. Sociedade Civil e Educação. Campinas, SP: Papirus: Cedes; São Paulo: Ande: Anped, p.9-14, 1992.

SILVA, Tomaz Tadeu da: O currículo como Fetiche: a Poética e a Política do Texto Curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Bibliografia Complementar

Cidadania e Trabalho:

CHINELLI, Filippina. O projeto pedagógico das escolas de samba e o acesso à cidadania – o caso da Mangueira. Cadernos Cedes, n. 33, p.43-74, 1993. 

LEITE, Lígia Costa. Referências culturais e a construção da escola. Cadernos Cedes, n. 33, p.75-86, 1993. 

Educação, Currículo e Sociedade:

FREIRE, Paulo: Professora sim, Tia não - Cartas a Quem Ousa Ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1997.

 GIROUX, Henry A. "Educação social em sala de aula: a dinâmica do currículo oculto". In: Os Professores como Intelectuais: Rumo a uma Pedagogia Crítica da Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Pedagogia de Projetos: 
HERNÁNDEZ, Fernando. Os Projetos de Trabalho e a necessidade de transformar a escola (I e II) In Revista Presença Pedagógica nos. 20 e 21, mar/abr 1998 e mai/jun 1998.  
LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Pedagogia de Projetos - intervenções no presente In Revista Presença Pedagógica no. 8, mar/abr 1996.  
LEITE, Lúcia Helena Alvarez. A Pedagogia de Projetos em Questão In Reflexões sobre a Prática Pedagógica na Escola Plural, 1995/1996.  
ALMEIDA F. J. & JÚNIOR F. M. F.. Aprendendedo com Projetos. Coleção Informática para a Mudança na Educação, MEC, Secretária de Educação à Distância. Brasília, DF: 1999. 
Ferramentas Computacionais: 
CYCLADES. Guia Internet de Conectividade, 2º edição, São Paulo (SP): 1996.
GONICK, L. Introdução Ilustrada à Computação. São Paulo, SP: 1984, Editora Harper & Row do Brasil Ltda.
SuperLogo (manual). SuperLogo para Windows versão 1.0, Núcleo de Informática Aplicada à Educação, NIED/ UNICAMP. Campinas, SP: 1996.
SuperLogo (software). SuperLogo para Windows versão 3.0, Núcleo de Informática Aplicada à Educação, NIED/ UNICAMP. Campinas, SP: 1999.
VALENTE, J. A. (coord.). FREIRE, F. M. P.; MARTINS M. C.; PRADO, M. E. B. B. e SIDERICOUDES, O. (orgs.). PROGRAMA de EDUCAÇÃO CONTINUADA – Informática. Núcleo de Informática Aplicada à Educação – NIED/UNICAMP. Campinas, SP: 1998.
VALENTE, J. A. (coord.). ROPOLI, E. (org.) Oficinas de Informática: Introdução a Informática, Editor de Textos Word, Editor de Planilhas Excel, Editor de Banco de Dados Access. NIED Núcleo de Informática Aplicada à Educação / CNM Confederação Nacional dos Metalúrgicos / CUT Central Única dos Trabalhadores. Programa Integrar. São Paulo, SP: 1999.
VALENTE, J. A. (coord.). SIDERICOUDES, O. (org.). Aplicativos e Utilitários no Contexto Educacional. Vols. I , II e IV. Núcleo de Informática Aplicada à Educação – NIED/UNICAMP. Campinas, SP: 1999.
Revista INFORMÁTICA EXAME
Jornal FOLHA DE SÃO PAULO
PÁGINAS NA INTERNET: www.cdi.org.br www.nied.unicamp.br www.aisa.com.br www.ccuec.unicamp.br www.compaq.com www.intel.com.br www.cepain.com.br www.reitoria.ufmg.br www.logo.com